Os Quatro Pilares da Educação foram propostos no relatório "Educação: Um Tesouro a Descobrir" (1996), coordenado por Jacques Delors. Eles representam a base para o desenvolvimento integral do indivíduo em uma sociedade em constante transformação. São eles:
1. Aprender a Conhecer
Objetivo: Desenvolver habilidades intelectuais e a capacidade de aprender ao longo da vida.
- Baseia-se na construção do conhecimento.
- Envolve curiosidade, autonomia, e pensamento crítico.
- Significa aprender a aprender, desenvolvendo a capacidade de lidar com informações.
- Relaciona-se ao ensino de conteúdos e à compreensão do mundo ao redor.
2. Aprender a Fazer
Objetivo: Capacitar o indivíduo para aplicar o conhecimento em situações práticas.
- Relaciona-se às competências práticas e habilidades técnicas.
- Foco na capacidade de solucionar problemas e enfrentar desafios do trabalho e da vida cotidiana.
- Inclui habilidades interpessoais, como trabalho em equipe e resolução de conflitos.
- Essencial em contextos de inovação e adaptação às mudanças.
3. Aprender a Conviver
Objetivo: Desenvolver atitudes de respeito e cooperação em sociedade.
- Visa a compreensão da diversidade cultural, social e ética.
- Incentiva a empatia, a comunicação eficaz e a resolução pacífica de conflitos.
- Promove o diálogo e a tolerância em contextos de pluralidade.
- Fundamental para a construção de sociedades mais inclusivas e harmônicas.
4. Aprender a Ser
Objetivo: Favorecer o desenvolvimento pleno do indivíduo como um ser humano único.
- Abrange o desenvolvimento das dimensões emocional, espiritual, ética e física.
- Estimula a autonomia, a responsabilidade e a realização pessoal.
- Incentiva a reflexão sobre valores, propósitos de vida e o sentido de bem-estar.
- Busca formar cidadãos conscientes e preparados para agir no mundo.
Relação com a Educação Atual
- Esses pilares são fundamentais na BNCC e em políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento integral do aluno.
- São aplicáveis a todas as etapas de ensino, promovendo a formação de indivíduos críticos e preparados para os desafios do século XXI.