[2ª fase] Segundo Reinado no Brasil: Avanços e Desafios

Bandeira imperial brasileira
Bandeira imperial brasileira

O Segundo Reinado (1840-1889) foi um período de grande transformação no Brasil, liderado por Dom Pedro II, coroado imperador aos 14 anos. Nesse tempo, o país viveu tanto a modernização econômica quanto movimentos abolicionistas e republicanos que transformariam o cenário nacional.

A Consolidação do Império e o Golpe da Maioridade (1840)

Em 1840, com o Golpe da Maioridade, Dom Pedro II foi coroado antecipadamente como imperador, com apenas 14 anos, a fim de estabilizar o país após o período turbulento das Regências.

Golpe da Maioridade (1840)
Coroação de D. Pedro II

Essa antecipação visava centralizar o poder e reduzir a instabilidade política, levando o país a um período de maior controle e prosperidade.

A Economia Cafeeira e o Surto de Modernização

Economia Cafeeira

O café se consolidou como o principal produto de exportação brasileiro, impulsionando a economia, especialmente nas regiões do Sudeste.

Essa prosperidade cafeeira favoreceu o desenvolvimento da infraestrutura, como a construção de ferrovias e a criação de bancos, além de atrair investimentos externos e imigrantes, que vieram substituir a mão de obra escravizada.

A Questão do Trabalho Escravo e o Movimento Abolicionista

Movimento Abolicionista

A escravidão foi central na economia brasileira, mas o aumento das pressões internacionais e internas fez crescer o movimento abolicionista.

A Inglaterra, uma das maiores compradoras de produtos brasileiros, pressionou o Brasil pelo fim do tráfico de escravizados, o que resultou na Lei Eusébio de Queirós (1850), proibindo o tráfico negreiro.

O movimento abolicionista se fortaleceu e resultou em leis como a Lei do Ventre Livre (1871), a Lei dos Sexagenários (1885), e finalmente, a Lei Áurea (1888), que aboliu a escravidão.

A Guerra do Paraguai (1864-1870)

Guerra do Paraguai

O Brasil se envolveu na Guerra do Paraguai ao lado da Argentina e do Uruguai, em um dos maiores conflitos na América do Sul.

Embora vitoriosa, a guerra trouxe graves consequências para o país, gerando gastos elevados, perdas humanas e gerando descontentamento no Exército, o que viria a enfraquecer o Império.

Movimentos Republicanos e o Fim do Império

Dom Pedro II
Dom Pedro II
Nos últimos anos do reinado de Dom Pedro II, cresciam os movimentos republicanos e o desejo de uma nova forma de governo.

As tensões aumentaram entre o imperador e a Igreja, assim como entre o Exército e o governo, o que gerou grande insatisfação com o regime monárquico.

Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que destituiu Dom Pedro II, proclamando a República no Brasil e encerrando a monarquia.

Deodoro da Fonseca
Deodoro da Fonseca

O Segundo Reinado marcou um período de modernização e mudanças no Brasil. Sob a liderança de Dom Pedro II, o país experimentou avanços econômicos, culturais e sociais, ao mesmo tempo em que enfrentava desafios como a abolição da escravatura e as demandas por um sistema republicano. Esses eventos moldaram o Brasil moderno e prepararam o caminho para a transição para a República, em 1889.