Violência e o comércio Transatlântico de Escravizados

Cenas do filme "Amistad"

filme "Amistad"

O filme "Amistad" traz à tona um episódio importante relacionado ao comércio transatlântico de escravizados, que foi um dos capítulos mais horrendo da história mundial. Esse comércio ocorreu entre os séculos XVI e XIX, quando milhões de africanos foram capturados e transportados à força para as Américas, principalmente para trabalhar em plantações e minas nas colônias europeias.

As rotas do comércio transatlântico de escravizados eram parte do chamado “tráfico triangular”, onde navios europeus saíam carregados de mercadorias como armas, tecidos e rum, que eram trocadas na África por pessoas escravizadas. Esses africanos eram então transportados pelo Atlântico, em condições desumanas, até as Américas, onde eram vendidos. O último ponto do triângulo envolvia o retorno dos navios à Europa carregados de produtos coloniais, como açúcar, algodão e tabaco, produzidos pelo trabalho escravo.

O comércio transatlântico teve impactos devastadores para o continente africano, com a destruição de sociedades, a separação de famílias e a perda de milhões de vidas. Ao mesmo tempo, ele foi um dos pilares do desenvolvimento econômico das colônias americanas e das potências europeias, alimentando a economia global da época.