Períodos da História Grega

Compreender os períodos da história grega é fundamental para entender o desenvolvimento das ideias e instituições que moldaram a Grécia Antiga e, por consequência, grande parte do mundo que conhecemos hoje.

Períodos da grécia antiga

Período Pré-Homérico (até 1100 a.C.): 

Também chamado de Idade do Bronze da Grécia, este período é marcado pelo surgimento das primeiras civilizações complexas na região. Destacam-se a Civilização Cretense ou Minoica, na ilha de Creta, conhecida por seus palácios elaborados e arte refinada, e a Civilização Micênica, no continente, famosa por seus palácios fortificados e tumbas em forma de colmeia, como em Micenas. 

arqueológico de Cnossos
Vista do sítio arqueológico de Cnossos, Ilha de Creta.

tumba circular em Micenas
Ruínas de tumba circular em Micenas.

Período Homérico (1100 a.C. - 800 a.C.): 

Denominado em homenagem ao poeta Homero, esse período é conhecido também como a Idade das Trevas da Grécia devido à falta de registros escritos. As principais fontes de informação são as epopeias "Ilíada" e "Odisseia", escritas por Homero. Caracterizou-se pela descentralização política, com populações vivendo em pequenas comunidades autônomas, onde a economia era predominantemente agrícola e de subsistência.

Guerra de Troia
Representação da Guerra de Troia é narrada por Homero na “Ilíada”.

Homero
Representação idealizada de Homero feita no período helenístico (Museu Britânico).

Período Arcaico (800 a.C. - 500 a.C.): 

Este período marcou o desenvolvimento das pólis, ou cidades-estados, como centros de comércio e cultura, com destaque para Atenas e Esparta. É marcado também pela fundação de colônias em regiões mais distantes, expandindo a influência grega.

Cidade-estado Grega
Representação de uma Cidade-estado Grega na antiguidade.

O Período Clássico (500 a.C. - 338 a.C.):

É visto como o auge da Grécia Antiga, caracterizado por um grande florescimento cultural e filosófico. Este período inclui figuras emblemáticas como Sócrates, Platão e Aristóteles na filosofia; Hipócrates na medicina; e Euclides na matemática. Atenas destacou-se como o centro cultural da Grécia. Além disso, marcaram essa época as Guerras Persas e a Guerra do Peloponeso, que foram fundamentais para o direcionamento político da região.

batalha da Guerra do Peloponeso.
Representação de uma batalha da Guerra do Peloponeso.

Período Helenístico (338 a.C. - 146 a.C.): 

Este período começou com a conquista da Grécia por Filipe II da Macedônia e seu filho, Alexandre, o Grande. A influência grega se espalhou por grande parte do mundo conhecido, desde o Egito até a Índia, no que ficou denominado como a época helenística. Houve grandes avanços em ciência, filosofia e arte durante este tempo, embora que nesse período a Grécia tenha perdido sua autonomia política e caído sob o domínio romano.

Alexandre Magno
Alexandre Magno e seu cavalo Bucéfalo, na Batalha de Isso. Mosaico encontrado em Pompeia, hoje no Museu Arqueológico Nacional, em Nápoles.