Oficio do Historiador
A compreensão das relações entre passado e presente não pode ser desvinculada da época do historiador. Este vive seu tempo, e a história que escreve está intrinsecamente ligada à sua experiência. Os desafios, alegrias, lutas e sonhos, assim como o acesso a informações e tecnologias, moldam sua prática.
As conclusões dos historiadores não são definitivas. Conforme Eduardo D’Oliveira França ressalta, "O historiador trabalha para o seu tempo, não para a eternidade". A historiografia não busca estabelecer verdades absolutas, mas sim interpretações que estão em constante desenvolvimento, pois a História é uma atividade contínua de pesquisa.
O que é História?
O termo "História" deriva do grego antigo "Historien", que significa "Procurar saber" ou "informar-se". O ofício do historiador está intrinsicamente ligado à investigação e interpretação das ações humanas ao longo do tempo, que moldaram mudanças ou continuidades em diversos aspectos da vida pública e privada. É a percepção e compreensão dos processos históricos em áreas como economia, artes, política, pensamento, formas de perceber o mundo, cotidiano e diferenças culturais.