O que são as Estrelas?
De astros à símbolos
As estrelas são corpos celestes luminosos que brilham no céu noturno, ou ofusca qualquer outra se muito próximo, como é o caso do nosso Sol. Elas são formadas a partir de nuvens de gás e poeira que se contraem sob a força da gravidade, gerando calor e pressão para iniciar uma fusão nuclear de hidrogênio. Para, além disso, elas têm sido objeto de fascínio humano desde os tempos mais remotos. Inspiraram lendas e mitos em várias culturas.
No mundo das representações elas possuem se tornou um símbolo de classificação, condecoração, qualidade, especialidade e diferenciação. Durante as formações dos Estados Nacionais, diversos países adotaram Estrelas como um dos elementos da sua identidade, esse fenômeno pode ser observado esse nas bandeiras dos países.
Os países com maior número de Estrelas em sua bandeira são
- Estados Unidos 50
- Brasil 27
- Uzbequistão 12
- Cabo Verde 10
- Dominica 10
O que as Estrelas significam em cada bandeira?
As estrelas na bandeira dos Estados Unidos da América representam a união dos estados, simbolizando a igualdade e a união entre eles. Na bandeira do Brasil elas também representam os estados, mas elas têm tamanhos diferentes e obedecem a ordem das estrelas vistas do céu na manhã de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República do Brasil.
Já a do Uzbequistão tem duplo significado, o primeiro são os 12 estados (viloyat) que compõe o país, e também os 12 meses, ou os 12 sinais do zodíaco, que fazem composição com a lua que representa o islamismo, religião predominante na nação.
As dez Estrelas da banda de Cabo Verde simbolizam as dez ilhas que formam o arquipélago do país, no Oceano Atlântico, e a união e solidariedade entre as ilhas. Já as Estrelas da bandeira de Dominica representam as dez unidades administrativas do país chamadas de paróquia, elas representam a unidade e a harmonia entre as diferentes regiões nacionais.
As estrelas ao longo da história da humanidade sempre despertou um olhar diferente e curioso, a construção do conhecimento sobre esses astros foram além da cosmologia, mas também incorporados como símbolos que vão se adequando para cada significado formado por cada cultura.