A extensão máxima que o Brasil poderia ter

Brasil: a extensão máxima se mantivesse todos territórios conquistados e oferecidos desde 1809

A extensão máxima que o Brasil poderia ter

O processo de expansão do território brasileiro começou com a chegada dos portugueses em 1500, que iniciaram a colonização do país. Durante os séculos XVI e XVII, os portugueses estabeleceram feitorias e fundaram cidades ao longo da costa brasileira, como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

No século XVIII, o Brasil expandiu seu território para o interior do país, com a descoberta de ouro e diamantes na região de Minas Gerais e no centro da colônia. Além disso, a busca por novas áreas de exploração levou à ocupação de territórios no sul do país, como a região do Rio Grande do Sul.

No século XIX, o processo de expansão territorial brasileiro se intensificou com a independência do país em 1822 e a subsequente expansão para o oeste. Em 1864, iniciou-se a Guerra do Paraguai, que durou até 1870 e resultou na anexação de parte do território paraguaio pelo Brasil.

Durante o período colonial, a região conhecida como Alto Peru, que compreende a atual Bolívia, fazia parte do vice-reinado espanhol do Peru. Com a independência dos países latino-americanos no início do século XIX, a Bolívia se tornou uma nação independente em 1825. No entanto, em 1867, o presidente boliviano Mariano Melgarejo ofereceu ao Brasil uma região ao longo do rio Madre de Dios em troca de dinheiro. O Brasil recusou a oferta, alegando que não tinha interesse em territórios estrangeiros.